Jesus te Ama!

 A Depressão

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

Voltar ao índice

 

Introdução

A depressão é considerada uma das "doenças do mundo moderno", e atinge entre 15% e 20% da população mundial na atualidade.
Este estudo traz algumas informações sobre o que é depressão, suas causas e tratamento, além de nos apresentar o que a Palavra de Deus tem a ensinar a respeito desse problema.

 

O que é a Depressão?

Segundo a Wikipédia, a depressão é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio; e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.

Sob o ponto de vista médico e científico, a depressão é um distúrbio provocado pelo desequilíbrio de algumas substâncias no cérebro, em especial a serotonina. Por este motivo, a depressão é considerada como uma doença e requer um tratamento.

 

Sintomas da Depressão

A depressão pode apresentar diversos sintomas, além da tristeza e da incapacidade de satisfação: ansiedade, solidão, choro, fadiga, baixa auto-estima, abatimento, medo, auto-agressividade, pensamentos de abandono e morte, dentre outros.

Salmos 88:

3 Porque a minha alma está cheia de angústias, e a minha vida se aproxima do Seol.
4 Já estou contado com os que descem à cova; estou como homem sem forças,
5 atirado entre os finados; como os mortos que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras, e que são desamparados da tua mão.
6 Puseste-me na cova mais profunda, em lugares escuros, nas profundezas.

 

Causas da Depressão

A depressão pode ser causada principalmente pelos seguintes fatores: perda de alguma pessoa, seja por morte, separação ou abandono; situação traumática física ou emocional; rejeição ou outro problema social ou emocional durante a infância; situação catastrófica ou inesperada; ansiedade; fatores biológicos ou hormonais; sensibilidade climática, e outros.

Existe um pensamento no "meio evangélico" de que a depressão tem caráter espiritual, ou seja, ela só atingiria pessoas não-salvas. Segundo essa teoria, se há crentes que sofrem de depressão é porque estão em pecado, e precisam de arrependimento para ser curados. Esse tipo de pensamento é completamente equivocado, porque a depressão é uma doença, e tanto os cristãos como os não-cristãos estão sujeitos a ficar doentes enquanto estiverem vivendo neste mundo.

João 16:33b: No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

 

Tratamento da Depressão

Existem alguns tipos de depressão, e conforme o grau de intensidade há um tratamento mais apropriado. Em geral são utilizados medicamentos antidepressivos associados à psicoterapia, todos recomendados por profissionais especializados em Psiquiatria. Para casos mais graves, são utilizadas técnicas de estimulação elétrica ou magnética nos pacientes que não respondem ao tratamento convencional.

 

O que a Bíblia fala a respeito da Depressão

A Palavra de Deus nos traz conforto para os momentos de angústia, nos traz esperança quando tudo parece estar perdido. Quando estamos doentes, Deus nos dá alívio e forças para suportarmos as dores, esperança e fé para nos auxiliar durante nossos tratamentos médicos, orientação e sabedoria para buscarmos os melhores profissionais e crermos na cura.

Quanto à depressão, a Bíblia relata diversos homens que sofreram dessa doença e que buscaram conforto através da intimidade com Deus:
(Jó 3), Elias (I Reis 19), Moisés (Números 11), Jonas (Jonas 4), Jeremias (Lamentações), Pedro (Mateus 26:75).

Até mesmo Jesus, que deixou a Sua majestade nos céus e habitou entre nós, como homem, também experimentou da depressão:

Mateus 26:

36 Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

 

Ensino Bíblico sobre a Depressão

Estudaremos o exemplo de Davi, como relatado em Salmos 31:9-24.

Situação de Davi

Salmos 31:

9 Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.
10 Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.
11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim.
12 Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado.
13 Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida.

Davi sofreu duras perseguições, enfrentou inimigos, cometeu erros que lhe trouxeram consequências trágicas, como a morte de seu filho e também a perda de seu amigo Jônatas.

A situação vivida por Davi é desesperadora. A depressão nos coloca em uma situação de profunda tristeza, solidão e abandono. Nem nós mesmos acreditamos que possa existir uma saída. É como se estivéssemos aprisionados dentro de nós mesmos, sendo constantemente torturados e maltratados. Morrer parece ser uma opção menos dolorosa: pedimos a Deus para que Ele nos tire a vida imediatamente. Mas Ele não nos atende. Parece que nem mesmo Deus é capaz de nos tirar dessa prisão. O choro, a dor, a angústia, a solidão, o desespero tomam conta definitivamente do nosso coração.

 

Essa Fase Vai Passar
Cristina Mel (Composição: Paulo Francisco)

É muito triste ver você assim, o seu estado parece tão ruim
Dentro deste coração há uma força incomum
Lute contra o seu sofrer, não desista de viver!

É muito triste ouvir alguém dizer que não existe saída pra você
Tanta dor no coração e um vazio a preencher
Tudo isso, meu amigo, em sua vida eu posso ver

É mesmo assim, quando a gente
Não pode encontrar num parente, num amigo, nas pessoas,
Em Jesus, ainda existe esperança que essa fase tão difícil vai passar.

É muito triste, lhe ver na solidão, sem alegria e sem motivação
Quando faltam os recursos de coisas materiais,
Nesta hora Deus atua de uma forma eficaz.

 

Num momento de depressão, podemos clamar a Deus e crer em Sua Palavra, que diz em Salmos 30:5: "O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo."

 

Davi clamou a Deus

Salmos 31 (continuação):

14 Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus.
15 Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.
16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua bondade.
17 Não seja eu envergonhado, ó Senhor, porque te invoco; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam no Seol.
18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra o justo, com arrogância e com desprezo.

Deus ouve nossa oração. Ele pode nos aliviar quando estamos aflitos, seja por qual for o motivo. Por que Deus não nos tira a vida quando estamos deprimidos? Porque Ele tem um plano em nossas vidas. Se Ele tirasse a vida de Davi naquele momento, não poderíamos ler a respeito da alegria que Davi sentiu por obter a resposta de Deus na continuação desse texto.

Em João 17:15, Jesus ora ao Pai a nosso respeito, dizendo: "Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno."

 

A resposta de Deus e a alegria de Davi

Salmos 31 (continuação):

19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam!
20 No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas.
21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para comigo numa cidade sitiada.
22 Eu dizia no meu espanto: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste as minhas súplicas quando eu a ti clamei.

Davi saiu completamente do estado depressivo. A situação externa era a mesma, as tribulações continuavam lá, exatamente do mesmo jeito. As tragédias e as consequências dos erros do passado não foram eliminadas. Porém o conforto de Deus chegou ao coração de Davi. Essa é a paz descrita por Jesus Cristo em João 14:27: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". Essa é a paz que está dentro de nossos corações, que independe do mundo lá fora.

Filipenses 4:7: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

 

Conselhos de Davi para nós

Salmos 31 (continuação):

23 Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; o Senhor guarda os fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de soberba.
24 Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.

Davi recomenda que nós devemos amar ao Senhor, nos esforçar e fortalecer nosso coração, além de termos fé e esperarmos em Deus.

 

Nuvem Passageira
Cristina Mel (Composição: Edvaldo Novaes)

Se te sentes abatido, se te sentes vencido, sem solução
Se as portas se fecharam e tudo está errado pra você
Não te deixes abater, mas lute pra vencer as provações
O inimigo quer te ver derrotado e sem poder se levantar

Essa nuvem passageira, logo logo vai passar
Como a chuva de verão, pois vitória Jesus vai te dar

Creia no poder de Cristo,
Envolva-se com seu Espírito, e esta nuvem vai passar!

Conclusão

Quando estivermos passando por uma depressão, nós podemos:

  1. Orar a Deus - I Samuel 1:10: "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito."
  2. Ler a Palavra de Deus - Salmos 119:97: "Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo."
  3. Louvar a Deus através de cânticos - Salmos 34:1-3: "Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome."

 

Robson Martins
Igreja Batista Betânia
16/01/2011

Voltar ao índice