Jesus te Ama!

 O Julgamento Final: Ainda Cabe Recurso!

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

Voltar ao índice

 

Texto Base

Apocalipse 10:

1 E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo,
2 e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra,
3 e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes.
4 Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas.
5 O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu,
6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora,
7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.
8 A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ter com o anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Disse-me ele: Toma-o, e come-o; ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 Tomei o livrinho da mão do anjo, e o comi; e na minha boca era doce como mel; mas depois que o comi, o meu ventre ficou amargo.
11 Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.

 

O que é a expressão "ainda cabe recurso"?

Dizemos em relação a um julgamento, cuja decisão ainda não foi proferida em última instância (de forma definitiva), que "cabe recurso" quando as partes envolvidas têm o direito de submeter argumentações à análise, visando à alteração ou manutenção de uma decisão previamente tomada.

 

Qual a situação atual da humanidade e de toda a criação de Deus?

(Será que hoje está melhor do que na época de Noé?)

Gênesis 6:5-7,11-12:

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração
7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.
12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

 

Como estão as "nossas" igrejas atualmente?

(Esse fariseu está melhor do que eu!)

Lucas 18:11-12:

11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Jesus fala dos religiosos da sua época

(Escribas e Fariseus: homens religiosos da igreja de hoje também!)

Mateus 23:1-33:

1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;
6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.
12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.
14 (Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.)
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro?
18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está;
21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

 

Qual a "situação celestial"?

(Inocentes clamam por justiça!)

Apocalipse 6:9-10:

9 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Apocalipse 11:16-18:

16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.
18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

 

O Julgamento Final: Ainda Cabe Recurso!

No texto apresentado (Apocalipse 10):

  • O Julgamento Final é inevitável (v. 6 e 7)

    A situação caótica e violenta da humanidade está deturpando e degenerando toda a criação de Deus. A destruição é iminente, como também foi na época de Noé (Gênesis 6).
    Da mesma forma como Noé e sua família foram poupados do dilúvio, assim todos aqueles que confiam, crêem e são justificados por Cristo serão poupados da condenação eterna.

  • Deus cumpre suas promessas e nunca se esquece de seus pactos (v. 1)

    O arco celeste lembra o pacto que Deus fez com a humanidade, nos tempos de Noé, que jamais destruiria novamente o planeta através de um dilúvio (Gênesis 9:11-16).

  • O livro "agridoce" (v. 10)

    A palavra de Deus, representada como a Bíblia ou o Livro, traz esperança, conforto, amor, paz, confiança; e é doce ao abatido, desamparado, desesperado - assim como o mel é doce ao nosso paladar.

    Mas assim que a essência de Deus começa a adentrar nossas vidas, através da atuação de Seu Espírito Santo, passa a confrontar nossos desejos egoístas, nossas futilidades diárias, nossas soberbas e presunções, nossos preciosos e adorados tesouros materiais, sociais ou emocionais – e isso é extremamente amargo para nós.

  • A humanidade está condenada - mas ainda cabe recurso: Deus está dando mais uma chance à humanidade (v. 8 a 11)

    Como "oficiais de justiça", nós devemos notificar a todos os homens que ainda cabe recurso no Julgamento Final: Há o único Advogado, Jesus Cristo, pronto para perdoar e justificar a todo aquele que crê, diante do Justo Juiz.

    Mas o "recurso" tem um prazo máximo para ser submetido antes do julgamento em última instância. Por isso, é importante que o oficial de justiça seja rápido ao notificar, e a parte interessada em procurar seu advogado.

    Precisamos pregar o evangelho com urgência, deixar nosso confortável "farisaísmo" e cumprir o que Deus nos delegou no versículo 11 de Apocalipse 10:
    "Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis."

 

Robson Martins
Igreja Batista Jardim Brasil
SHB: Sociedade de Homens Batistas
02/02/2014

Voltar ao índice