Java

 Sistema de Avaliações Eletrônicas

Trabalho da Disciplina: Enterprise Java Beans (EJB)
Prof. Albert da Costa Xavier

MBA em Desenvolvimento de Aplicações Java - SOA / FIAP
27/08/2011

Christiny Belini Goulart
Fabio Gonçalves Martins
Robson de Sousa Martins


Download do código-fonte:

Sistema de Avaliações Eletrônicas (ZIP ~13KB)


Tecnologias empregadas:

  • EJB (Enterprise Java Beans);
  • JDBC;
  • Banco de Dados MySQL;
  • JBoss

Enunciado:

Deseja-se criar uma plataforma de gestão de avaliações para atender todos os alunos dos cursos de pós-graduação da FIAP. Essa plataforma será utilizada para aplicar as avaliações eletrônicas ao final de cada disciplina. Conforme mencionado, esse sistema proposto será adotado inicialmente nos cursos de pós-graduação mas, em seguida será estendido para todos os cursos da FIAP (incluindo o colégio) e de outras instituições de ensino. A idéia é criar um produto para ser vendido a qualquer instituição de ensino. Esse deverá suportar a quantidade de alunos das mesmas.

Estima-se que, num primeiro momento, serão realizadas 3.000 avaliações por mês. Mas, ao final do projeto, a estimativa é de aproximadamente 200.000 acessos mensais para a realização das provas.

O escopo inicial do projeto é criar uma estrutura para suportar somente avaliações com questões de múltipla escolha. Os demais tipos de avaliação serão implementados mais tarde.

A interface do sistema não será única. Certamente a maioria dos acessos será realizado via web. Estão previstos também acessos via aplicação Java Swing e, principalmente, integrações com outras plataformas (Flex, Dot Net...) via Web Service.

Sendo assim o sistema deverá suportar requisitos básicos como escalabilidade, disponibilidade, segurança e desempenho. Todos os dados deverão, obrigatoriamente, ser armazenados em banco de dados (disponibilizado pelo professor nesse exercício).

Para testar a funcionalidade proposta deverá ser construído apenas um método simples para recuperar as questões com suas devidas alternativas de resposta. O resultado deve ser algo parecido com a saída abaixo. Utilize o Console (System.out.println) para testar a chamada ao EJB.

1-Qual o tipo de objeto resultante da execução de um comando SQL usando a API JDBC?

1-Prepared Statement
2-Statement
3-ResultSet
4-Collection
5-Transaction

2-Qual o método do objeto Connection é usado para desabilitar a transação automática?

6-setAutoCommit(false)
7-setAutoCommit(true)
8-setTransaction(true)
9-setTransaction(false)
10-setRollback()