EletroTux

 Eletrônica no GNU/Linux

Este artigo descreve como implementar uma workstation para desenvolvimento de projetos eletrônicos utilizando como base o Sistema Operacional GNU/Linux.

O maior desafio para a realização desta tarefa é a ausência de suporte por muitos fabricantes de componentes eletrônicos (especialmente microcontroladores) e de fornecedores de software CAD ou para simulação eletrônica.

Entretanto, algumas opções têm surgido no mundo open-source, além de alguns ports de versões comerciais de produtos para o GNU/Linux.

Serão considerados todos os softwares que possam ser executados no Sistema Operacional GNU/Linux, preferindo-se aqueles que rodam nativamente (sem uso do Wine ou de emuladores), e aqueles que são open-source (código-fonte aberto).

Não existindo opções que satisfaçam esses requisitos, serão analisados também softwares freeware (gratuitos com código-fonte fechado) ou comerciais com versões gratuitas limitadas.

Caso o software não seja nativo para GNU/Linux, ele será considerado se puder ser executado através do Wine ou do DOSBox, sem uso de máquina virtual.

A distribuição usada para esse desenvolvimento foi o Ubuntu Linux na plataforma amd64 (64 bits), mas outras distribuições também poderão ser experimentadas.

Microchip

Desenvolvimento para Microcontroladores PIC (atualizado em jun/2012) Novo!
Descreve o ambiente para programar os Microcontroladores Microchip PIC (em Assembly, C e JAL).

 

As marcas citadas podem ser registradas e são propriedade de seus fabricantes / detentores.
O conteúdo deste artigo pode ser livremente distribuído, desde que os nomes dos autores sejam mantidos. É proibida a comercialização ou apropriação de qualquer conteúdo aqui descrito.