ÍndiceAnteriorPróxima

O Jovem e a AIDS

Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pelos jovens em todo o mundo tem sido a AIDS (Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida). Para se ter consciência das causas do aumento de casos do contágio da AIDS por jovens, deve-se analisar as condições culturais e as características psicológicas da juventude mundial.

Primeiramente, analisando as condições culturais do jovem, observa-se que em muitos países (principalmente nos subdesenvolvidos) o desinteresse pela cultura tem excluído da juventude a informação sobre a doença e os meios de prevenção.

Em segundo lugar, deve-se considerar as características psicológicas da juventude. O jovem possui um "espírito aventureiro" e mostra através de suas atitudes que sente prazer em correr riscos. Assim, são vistos jovens participando de "rachas", experimentando drogas e correndo risco de vida ao amar sem limites.

Sendo assim, conclui-se que a diminuição dos casos de contágio de AIDS pela juventude pode ser conseguida não somente com campanhas educativas sobre a doença, mas também com trabalhos sociais relacionados à psicologia e conscientização do jovem de seus limites e possibilidades.

Robson S. Martins - 02/09/1996