ÍndiceAnteriorPróxima

A Bomba Atômica

A energia atômica é a mais poderosa das formas de energia existentes na natureza. O homem, ao descobri-la, recebeu a responsabilidade de saber utilizá-la, pois ela pode tanto ser benéfica (para a produção de eletricidade, por exemplo), como destrutiva (em armas militares, incluindo a bomba atômica).

O homem, a cada dia que passa, mais está descontente com sua situação, com seu território, e com o seu próximo. Esse desejo de possuir mais riqueza tem levado a humanidade a proclamar inúmeras guerras.

Nessa economia de mercado mundial, lucra-se muito mais com a venda de armas, cada vez mais poderosas, do que qualquer outro produto básico (como alimentos, por exemplo).

As consequências disso tudo não precisam ser citadas: milhares de pessoas mortas e feridas, cidades (ou mesmo países) completamente destruídos, e o que é pior: o ambiente permanece contaminado com a radiação, causando sérios danos à biosfera.

Conclui-se portanto, que o planeta estará livre das ameaças provocadas pelas armas nucleares somente quando o ser humano cessar com sua busca incansável de riquezas e privilégios, e se conscientizar de que uma vida melhor pode ser conseguida através da satisfação das necessidades básicas da população, como alimentação, habitação, educação e saúde.

Robson S. Martins - 05/04/1993