ÍndiceAnteriorPróxima

A Evolução da Informática

Nestes últimos tempos, a tecnologia tem-se desenvolvido de forma surpreendente. Um dos setores que mais evoluiu e popularizou-se é a Informática.

Os computadores surgiram inicialmente com fins militares. Diversos circuitos eletrônicos foram utilizados no controle de naves espaciais pelos EUA. Desta forma, essa tecnologia possibilitou a exploração do espaço pelo homem e sua chegada à Lua.

Na década de 60, os supercomputadores (assim conhecidos devido a sua enorme capacidade de processamento) passaram a ser utilizados em empresas de grande porte, realizando o controle financeiro e administrativo.

Para se ter uma idéia da capacidade de processamento do primeiro computador (chamado de ENIAC), podemos compará-lo a uma calculadora de bolso. Entretanto, por ser este um computador totalmente valvulado (não existiam transistores, muito menos circuitos integrados), a energia necessária para alimentá-lo poderia iluminar uma pequena cidade. Para abrigar os seus circuitos, foi necessário fazer uso de um andar inteiro de um edifício.

Na década de 70, o computador passou a ser montado com transistores, o que possibilitou uma redução no tamanho e no consumo de energia e, ao mesmo tempo, um aumento em sua capacidade de processamento.

Em torno de 1978, uma pequena empresa americana chamada APPLE lançou o primeiro microcomputador (assim conhecido por seu tamanho reduzido e pequena capacidade de processamento). Paralelamente, duas pequenas empresas também americanas se uniram para lançar o seu microcomputador, fazendo concorrência ao APPLE. Era a histórica união entre a INTEL (fabricante de chips para computadores) e a International Business Machine (IBM). Esse microcomputador foi denominado de Personal Computer (PC), sendo conhecido mundialmente por IBM PC XT.

Nesse ponto, os microcomputadores começaram a invadir as empresas, e cada vez mais foram aperfeiçoando-se os programas.

No começo dos anos 80, um estudante americano chamado Bill Gates revolucionou o mundo dos computadores com a formação de uma empresa, a MICROSOFT, e com o lançamento do primeiro sistema operacional para os IBM PC XT, que foi denominado de Disk Operating System (DOS).

A partir daí, tanto o hardware (os circuitos que formam o computador) como o software (os programas) evoluíram muito rapidamente. Muitas empresas surgiram de ex-funcionários da IBM e da MICROSOFT. Duas empresas que deslancharam no ramo do hardware foram a COMPAQ e a ACER. Já na área de software, surgiram a BORLAND e a LOTUS. Esta última tornou os computadores mais aplicáveis às empresas, com o lançamento da primeira planilha eletrônica, denominada de 123.

De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais.

Nestes últimos 17 anos, pode-se citar os fatos que mais marcaram a evolução da Informática:

  • Aumento na capacidade de processamento dos chips;
  • Aumento no desempenho global do microcomputador, com o desenvolvimento de memórias e interfaces cada vez mais velozes;
  • Surgimento da multimídia - o micro passa a ser utilizado com sons e imagens;
  • Desenvolvimento, pela MICROSOFT de um revolucionário sistema operacional: o Windows, que tornou o microcomputador mais acessível e amigável às pessoas;
  • Uma empresa americana chamada NOVELL realizou a primeira comunicação entre dois computadores. Surgiam aí as primeiras redes de computadores, que posteriormente passaram a ser realizadas por linha telefônica;
  • A Internet surgiu como a rede mundial de computadores, possibilitando a comunicação entre computadores espalhados pelo mundo;
  • Com o desenvolvimento da multimídia, os computadores passaram a ser utilizados em teleconferências (reuniões e debates à distância, com a transmissão de imagem e voz pela linha telefônica);
  • Os microcomputadores invadem as casas, passando a ser considerado um eletrodoméstico para a família;
  • Os periféricos também sofrem um grande desenvolvimento, aparecendo no mercado impressoras, scanner's, leitores de código de barras, joystick's, leitores e gravadores de CD, placas de som, de vídeo e de TV, câmeras fotográficas digitais, camcorder's e muitos outros.

Concluindo: a Informática tem evoluído de tal forma que tornou-se indispensável para o homem moderno. Todos os processos antes realizados manualmente, passaram a ser informatizados, trazendo uma redução nos custos, rapidez, maior qualidade (não é um sistema passível a erros) e um maior controle do processo (seja industrial, comercial ou administrativo). Além disso, a Informática também surge como uma forma de lazer para a família.

Robson S. Martins - 14/07/1997