ÍndiceAnteriorPróxima

A Tecnologia dominará o Mundo

Nestas últimas décadas temos observado o crescimento da tecnologia mundial. É uma revolução muito rápida em todos os setores científicos. Na década de setenta, por exemplo, nunca se imaginou que a Eletrônica, a Informática e a Física atingissem níveis tão elevados como os que essas áreas têm hoje. Um exemplo claro disso: nossos pais ou avós se maravilhavam, no passado, com os rádios, que eram enormes caixas falantes. Hoje em dia, os recém-nascidos já estão cercados por walkmans, rádios de bolso, televisores, Vídeo CD, enfim, toda essa parafernália eletrônica que tem por objetivo fornecer lazer e descontração às pessoas.

Com relação à Informática, hoje ela atinge quase todo o mundo, desde os microprocessadores usados para jogos eletrônicos, até os supercomputadores utilizados por serviços militares de segurança máxima e projetos espaciais (como a NASA, por exemplo).

A Física também chegou a um nível tão elevado, que se prevê para o futuro a transmissão de energia elétrica sem perdas. Isso poderá ser conseguido através dos supercondutores, que foram recém-descobertos e estão em fase de aprimoramento.

No entanto, a área que mais fascina o homem é a Robótica. Alguns dizem que no futuro a população humana irá diminuir drasticamente, e robôs serão implantados nos diversos serviços ocupados normalmente por seres humanos. Outros acreditam que futuramente os robôs serão como nós, terão sentimentos e raciocínio, porém sua vida dependerá somente da manutenção de seus componentes mecânicos e eletrônicos.

Em suma: o crescimento da tecnologia está ocorrendo de modo tão rápido que no futuro teremos nossa vida melhorada ainda mais com estes recursos tecnológicos que vão sendo desenvolvidos.

Robson S. Martins - 14/06/1993