<< Índice >>

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

 

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor." Lucas 4:18 e 19

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Fogo!!!!! é o grito desesperado de uma favelada na zona leste de São Paulo.

"Nós só queremos ter uma casa; não queremos roubar nada de ninguém!! Minha filha não tem o que comer, não sei onde o outro vai nascer, mas sei onde vai passar os seus primeiros dias!" - diz um desempregado após ser despejado do prédio onde vivia.

Vemos crianças nos semáforos, crimes hediondos, pessoas passando pelos maiores sofrimentos, políticos que nada fazem diante do caos social em que vivemos; desgraça para todos os lados que olhamos.

Qual tem sido a nossa posição diante de tantas desgraças?

Paulo nos adverte para que não nos conformemos, não tomemos a forma das coisas deste mundo, não tomemos a cara da situação, se as pessoas conseguem passar pelos pobres, pelos excluídos sem se comoverem, nós não podemos, nossa posição nos impele a sentirmos por eles misericórdia, JESUS CRISTO enquanto aqui, consolava os excluídos, os desclassificados, os leprosos, os pobres; e nós o que temos feito? Será que temos feito nossa parte, será que pelo menos, temos nos indignado com a situação, ou temos passado ao largo dessas pessoas?

Irmão, nossa obrigação é com o nosso próximo, e ele tem sofrido e nós muitas vezes não temos nos importado com isso. Observe-se, veja sua reação diante destes fatos, veja se está com a forma da situação, se está com a cara que todos tem ao apreciar tais noticias e diz:

- É favelado; bem feito, quem mandou construir esse barraco?
- Ah!! foi despejado porque era um invasor, está corretíssimo!
- Era exatamente isso que ele merecia !!!!

Nossa função é anunciar boas novas aos pobres, proclamar libertação ao cativos, restauração de vista aos cegos. Será que temos feito isso, temos sido sal e luz, temos libertado as pessoas do sofrimento?

Portanto irmão, está na hora de avaliarmos nossa posição neste mundo e cuidarmos para que não estejamos com a forma dele, antes dia a dia devemos nos transformar pela renovação do nosso entendimento para que possamos experimentar qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DEUS em nossas vidas.

 

Marcos G. Oliveira
Congregação da Igreja Batista Betânia em Jd. Fontalis
28/11/1999