<< Índice >>

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

 

Introdução

O mundo atual está tão agitado, tão rápido, tão instantâneo: está em tempo real!

Os fatos, eventos e acontecimentos surgem a cada instante, e ficamos sabendo no mesmo momento, independente se estamos do outro lado do mundo!

Em minha época de adolescência, eu escrevia muitas cartas, e as mandava para as pessoas queridas: elas demoravam duas ou três semanas para serem respondidas, e era uma alegria ter uma carta respondida depois de toda essa espera!

Hoje, eu mando uma mensagem num aplicativo de comunicação instantânea, como WhatsApp, e se a outra pessoa demora mais do que um minuto pra responder, já me sinto completamente rejeitado, desprezado. Não consigo esperar!

Queremos tudo na nossa vida nesse exato instante! No presente momento! Agora! Sem espera!

 

Propósito de Deus x Nossa Vontade

 

 

Dentro do tema proposto, o que podemos tirar de lições a partir desse vídeo:

  1. O jovem tinha um grande problema, que era a sede;
  2. A vontade dele era resolver o problema, ou seja, encontrar água;
  3. O propósito de Deus para ele era resolver o problema, ou seja, lhe dar água;
  4. Deus tinha o melhor para o jovem, mas ele teve pressa em resolver o problema do jeito dele;
  5. Não esperar - e nem seguir - pela melhor solução (que vem de Deus), pode custar caro.

Será que o mesmo acontece conosco?

Será que preferimos fazer as coisas à nossa maneira, de um jeito rápido, do que ficar esperando "indefinidamente" por Deus?

 

O profeta recebe uma promessa

Habacuque 2:3: "Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará."

O profeta Habacuque recebe esta promessa: de que o sofrimento do povo chegaria ao fim, e Deus o avisa para esperar, que essa promessa se cumpriria no tempo certo, não tardaria!

Mas por que Deus responde isso para Habacuque? Vamos entender o que estava acontecendo, lendo alguns versículos anteriores.

 

A impaciência do profeta

Habacuque 1:2-3: "Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: ‘Violência!’ sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado."

O povo de Israel estava sendo assolado pelos babilônios, com grande crueldade e violência. Tudo isso estava visível aos olhos do profeta Habacuque, como uma grande injustiça. Parecia que Deus havia se esquecido completamente do Seu povo. O profeta estava então, cansado de esperar pela salvação de Deus, e resolve clamar e questionar ao Senhor.

 

Também somos impacientes?

Será que assim, como Habacuque, ficamos impacientes e achamos que Deus está demorando muito quando as coisas não estão favoráveis para nós?

Será que nós preferimos fazer as coisas da nossa maneira porque não suportamos esperar?

Está nos faltando fé para esperar em Deus e confiar plenamente em sua resposta?

Jovens, adolescentes: você está sem namorada(o), a coisa está difícil? Está desesperado(a)? Está até se vestindo de Pokémon pra ver se alguém resolve te pegar por aí?

Não devemos nos precipitar! Nossas decisões erradas podem prejudicar toda a nossa vida!

A misericórdia de Deus é ampla para perdoar nossos erros depois, mas devemos nos lembrar de que o arrependimento é amargo, e as consequências dos nossos atos não serão eliminadas!

Esperemos em Deus! Tenhamos fé! Ele tem o melhor pra nós no tempo certo!

 

A atitude do profeta

Habacuque 2:1-2a: "Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que Ele me dirá e que resposta terei à minha queixa. Então o Senhor respondeu..."

O profeta Habacuque, que estava impaciente diante da situação, resolve clamar a Deus e esperar Sua resposta, ao invés de tentar resolver o problema com suas próprias mãos. E o resultado foi simplesmente o esperado: o Senhor responde a sua súplica.

 

Conclusão
  1. Devemos aprender a nos colocar na presença de Deus, apresentando nossos pedidos a Ele;
  2. Aprender a esperar pela resposta com fé, pois certamente ela não tardará.

 

Salmos 27:14: "Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor."

 

Oração: Senhor Deus, obrigado por esta palavra. Ensina-me a viver com paciência e ajuda-me a esperar pelo tempo determinado. Perdoa pela minha ansiedade, e muitas vezes até a falta de fé. Eu sei que o Senhor jamais se esquece de nenhum dos Seus filhos, eu sei que o Senhor jamais irá me deixar desamparado. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

 

Mensagem completa em vídeo:

 

Robson Martins
Igreja Batista Jardim Brasil
Mês da Juventude
14/08/2016