Nesta seção podem ser encontrados artigos e outras informações sobre Arquitetura de Software e Ciência de Dados.


  • Otimização de Testes para SARS-Cov-2 com o uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

    (04/2020) Trabalho submetido ao Desafio ENAP 2020, na categoria "Eficiência do Sistema de Saúde para o Enfrentamento da Epidemia".
    A proposta é racionar a aplicação de testes para identificação de SARS-Cov-2, com o uso de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, tendo como entrada apenas os dados de exames laboratoriais (hemograma), aferição de temperatura e imagem de RX do pulmão, selecionando assim somente os prováveis pacientes infectados.

  • Analisador de Desempenho do Programa Bolsa Família

    (11/2018) Trabalho submetido ao Desafio de Inovação Serpro 2018.
    Este trabalho tem por finalidade demonstrar um ambiente para análise de desempenho e eficácia do Programa Bolsa Família (PBF), a partir de cruzamento de dados e predição (baseada em regressão linear).

  • Internet das Coisas e Blockchain: Segurança e Disponibilidade em Redes de Dispositivos Conectados

    (08/2017) Trabalho submetido ao ConSerpro 2017 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos).
    Apresenta os benefícios (e desafios) da utilização de Blockchain e Smart Contracts em conjunto com Internet das Coisas, visando aumentar a segurança e a disponibilidade em redes de dispositivos conectados.

  • Trânsito Cidadão

    (08/2017) Trabalho submetido ao ConSerpro 2017 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos).
    Promove ao cidadão segurança no trânsito, incentivando o respeito às leis de trânsito vigentes, através do emprego de tecnologias e conceitos como gameficação, Internet das Coisas, e integração com sistemas existentes, como o Sistema de Notificação Eletrônica – SNE.

  • Redução de Custos na Implantação de Laboratórios de Inclusão Digital com o uso de Software e Hardware Livres: Um Estudo de Caso

    (08/2015) Trabalho premiado em 3º Lugar no ConSerpro 2015 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos), no Tema "Relação Governo e Sociedade".
    Um estudo de caso da implantação de um laboratório comunitário para inclusão digital, apresentando o uso de software e hardware livres para a construção de computadores modernos, poderosos, e de baixíssimo custo de aquisição e manutenção.

  • Fiscal Cidadão

    (08/2014) Trabalho premiado em 2º Lugar no ConSerpro 2014 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos), no Tema "Governo Digital e Sociedade".
    Propõe uma solução integrada (serviço e aplicativo) para coleta e encaminhamento de denúncias eletrônicas, onde o cidadão tem acesso a uma aplicação móvel em seu smartphone, capaz de registrar fotografias ou vídeos, anexar dados de localização, descrever e categorizar a ocorrência, e então, direcioná-la ao órgão competente, de forma anônima, nominal, ou compartilhada em uma rede social.

  • AcaaS: Acessibilidade como um Serviço (Accessibility as a Service)

    (07/2013) Trabalho submetido ao ConSerpro 2013 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos).
    Demonstra como agregar tecnologias assistivas existentes, através de conceitos já estabelecidos no Governo Brasileiro e no mercado de tecnologia, encarando a acessibilidade como um serviço reutilizável, escalável, multiplataforma, e disponível para o funcionamento de quaisquer aplicações que queiram ter os benefícios dessas tecnologias assistivas.

  • Integração de Sistemas: Simplificando a Vida do Cidadão

    (11/2012) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do MBA em Desenvolvimento de Aplicações Corporativas Java-SOA / FIAP, e premiado em 3º Lugar no ConSerpro 2012 (Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicadas a Serviços Públicos), no Tema "Governo Eletrônico".
    Propõe a integração de diferentes sistemas de informação, com o uso de padrões já estabelecidos no Governo Brasileiro e no mercado de tecnologia, de forma que, com um único cartão, o cidadão se autentique de maneira segura e acesse diversos serviços oferecidos pelo governo e por empresas que aderirem ao modelo.

 

Todos os autores e fabricantes aqui citados, com seus devidos créditos.

As marcas citadas podem ser registradas e são propriedade de seus fabricantes/detentores.

O conteúdo deste projeto/site pode ser livremente distribuído, desde que o(s) nome(s) do(s) autor(es) seja(m) mantido(s). É proibida a comercialização ou apropriação de qualquer conteúdo aqui descrito.

O(s) autor(es) dos projetos não se responsabiliza(m) por danos pessoais ou a equipamentos, provocados por mau uso das informações aqui contidas ou por imperícia dos usuários.

Qualquer projeto que envolva componentes eletrônicos deve ser realizado somente por pessoas capacitadas e conscientes dos riscos de segurança envolvidos e de como preveni-los (como choques elétricos, incêndio, explosões, queimaduras, danos a equipamentos, etc.).

As informações aqui descritas são oferecidas sem nenhuma garantia e nem suporte técnico por parte do(s) autor(es) e fabricante(s) citado(s), e devem ser usadas somente para fins educacionais/didáticos, sem nenhum compromisso com aplicações críticas (suporte de vida, por exemplo).